ESPECIALIDADES

Plástica do Nariz (Rinoplastia)

O que é uma rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia que visa corrigir defeitos estéticos e/ou funcionais do nariz.

 

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia pode ser realizada por dentro do nariz ou então com uma pequena incisão na pele da columela (parte central do nariz). É realizado reposicionamento e ressecção dos ossos e cartilagens nasais, de modo que o nariz se apresente esteticamente melhor.

 

Quais são as possíveis complicações?

  • Hemorragia – Nas primeiras 12 horas é comum haver algum sangramento (mesmo com tamponamento), e que em geral cede espontaneamente. Sangramentos persistentes e volumosos são raros, mas podem exigir novo tamponamento, ligadura de vasos e até transfusão sanguínea. Morte por hemorragia é muito raro.

  • Infecção – Raramente ocorre, sendo controlada com curativos e uso de antibióticos.

  • Abscesso do septo nasal e hematoma – Abscesso é o acúmulo de pus e hematoma é o acúmulo de sangue. Podem ocorrer em raros casos e exigir drenagem cirúrgica.

  • Perfuração do septo nasal – Rara, podendo necessitar de reparo cirúrgico.

  • Sinéquias (Aderências) – Podem ocorrer no interior do nariz. São desfeitas com curativos e raramente exigem outra intervenção cirúrgica.

  • Sinusite – É uma complicação pós-operatória possível, cedendo espontaneamente ou com o uso de antibióticos.
    Hematoma de face, lábio superior e do céu-da-boca – É raro e cede em poucos dias.

 

Quais são os cuidados no pós-operatório?

O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia após a cirurgia (day hospital), normalmente não é necessário o uso de tampão, mas quando é preciso o paciente deve retornar 24 horas após a cirurgia para retirada do mesmo. É colocado gesso no nariz e este deve ser retirado com 7 dias.

Deve ser mantido repouso relativo cerca de 48horas após a cirurgia, colocando-se gelo sobre o nariz, neste período e normal a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz ou garganta. Atividade física deve ser iniciada somente após 15 dias.

É importante realização de limpeza nasal rigorosa cerca de seis semanas após o procedimento cirúrgico. Neste período será necessário retorno periódico ao consultório, para que sejam removidas crostas que por ventura venham a se formar.
Nas primeiras 4 semanas após a cirurgia não se deve usar óculos e deve se evitar trauma nasal.