ESPECIALIDADES

Clique sobre a cirurgia desejada abaixo:

Correção do desvio do septo nasal

O que é septoplastia?

Septoplastia é uma cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal. O objetivo da cirurgia é melhorar a respiração pelo nariz. A única solução para este problema é a cirurgia.

 

O que é septo nasal?

O septo nasal é a parte do nariz que divide a cavidade nasal direita da cavidade nasal esquerda, estando geralmente no centro do nariz. Em sua maior parte, o septo nasal é constituído por cartilagem.

 

Como é realizada a cirurgia?

A operação é feita por dentro do nariz, não sendo realizado incisões externas. A operação demora aproximadamente 60 a 90 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Em alguns casos é necessária a colocação de um tampão nasal, o qual é retirado no dia seguinte à cirurgia.

 

Quais são as possíveis complicações?

  • Hemorragia – Nas primeiras 12 horas é comum haver algum sangramento (mesmo com tamponamento), e que em geral cede espontaneamente. Sangramentos persistentes e volumosos são raros, mas podem exigir novo tamponamento, ligadura de vasos e até transfusão sanguínea.

  • Infecção – Raramente ocorre, sendo controlada com curativos e uso de antibióticos.

  • Abscesso do septo nasal e hematoma – Abscesso é o acúmulo de pus e hematoma é o acúmulo de sangue. Podem ocorrer em raros casos e exigir drenagem cirúrgica.

  • Perfuração do septo nasal – É rara, podendo necessitar de reparo cirúrgico.

  • Sinéquias (Aderências) – Podem ocorrer no interior do nariz. São desfeitas com curativos e raramente exigem outra intervenção cirúrgica.

  • Sinusite – É uma complicação pós-operatória possível, cedendo espontaneamente ou com o uso de antibióticos.

 

Quais são os cuidados no pós-operatório?

Normalmente o paciente recebe alta no mesmo dia em que foi realizada a cirurgia. Se houver a necessidade de se colocar tampão, o paciente deve retornar em cerca de 24 horas para remoção do mesmo.


Deve ser mantido repouso relativo por cerca de 48 horas após a cirurgia. Neste período e normal a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz ou garganta. Atividade física deve ser iniciada somente após 15 dias.


É importante realização de limpeza nasal rigorosa cerca de seis semanas após o procedimento cirúrgico. Neste período será necessário retorno semanalmente ao consultório, para que sejam removidas crostas que por ventura venham a se formar.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

34 3215-1143  STA. GENOVEVA

34 3222-1844  UMC

REDES SOCIAIS

Rua Arthur Bernardes, 555

1º andar - Uberlândia - MG

HOSPITAL UMC

Alameda Paulina Margonari, 49

4º andar - Uberlândia - MG

Especialidades

Sobre a Otoface

Corpo clínico